Aprender a desenhar não é tão fácil quanto se imagina. Não basta pegar os lápis e fazer um esboço rápido para poder sair por aí dizendo que se é um ilustrador genial ou um mangaká profissional. Se alguns passam por cursos de desenho, outros aprendem o básico do desenho sozinhos, o que é totalmente possível!
Existem muitos tutoriais de desenho online que permitem a desenhistas amadores melhorarem suas habilidades e, consequentemente, tornarem-se mais criativos. Cada aula de desenho permite que o futuro desenhista aprenda técnicas de desenho e faça um uso adequado dos materiais disponíveis, sejam eles giz de cera, carvão ou canetas nanquim.
Para te dar aquela mão amiga na sua jornada de preparação para se tornar um excelente desenhista, elaborou esta matéria com uma visão geral dos vários tipos de desenhos artísticos.
De retratos de mangá às especificidades de um desenho de figura humana, confira abaixo alguns princípios básicos para começar a desenhar de maneira simples!
Curso de mangá: como desenhar personagens japoneses
Preparamos algumas dicas para te ajudar a se lançar no esboço de um mangá. Depois desta leitura, a arte de mangakás como Kishimoto, Toriyama ou Matsumoto não será mais nenhum mistério para você!Aulas de desenho: características do mangá japonês
Os três principais tipos de mangá são:
Shonen (para meninos);
Shojo (para meninas);
Seinen (para adultos).
As histórias possuem estilos diferentes, pois elas visam atingir um público-alvo variado.
A anatomia do corpo pode ser muito diferente de um mangá para outro. Exemplo: em um mangá Shojo, meninos e meninas são muito magros e esbeltos; já as personagens femininas dos mangás Shonen possuem frequentemente seios fartos…
Aprender a desenhar rostos e corpos de personagens
Nada melhor que iniciar um desenho pela cabeça e o rosto, não é mesmo?
A cabeça deve ser de um tamanho muito grande e os olhos devem ocupar cerca de 50% do espaço do rosto – especialmente se você embarcar nas personagens femininas kawaii!
Para fazer isso, normalmente esboçamos um círculo para delimitar o espaço da cabeça, traços retos para demarcar os braços e as pernas, e triângulos para as mãos e pés. Com esse esqueleto, é possível ter uma visão geral da estrutura primária do personagem.
É melhor desenhar os detalhes do rosto depois de desenhar a forma do corpo, para que as proporções sejam respeitadas (e para que você não precise refazer tudo caso erre algo).
Aprendendo a desenhar objetos e detalhes de mangás
Seu mangá não pode ser composto de personagens que evoluem em um mundo vazio: é necessário fazê-los evoluir em uma decoração adequada.
É preciso saber se sua história acontece em um ambiente urbano, vegetal ou rural. Para tal, você precisa aprender algumas técnicas para conseguir representar edifícios, árvores, lagos, mar e assim por diante.
O ponto mais importante na hora dar detalhes ao seu ambiente é o nível de sombra: brincar com a luz é essencial para detalhar seus elementos, como troncos e pedras.
Algumas dicas para progredir no desenho do mangá
É totalmente possível atingir um resultado satisfatório quando seguimos certas regras básicas de construção da narrativa e dos desenhos.
Para iniciantes, uma maneira simples de desenhar algo que você não visualiza é procurando – e seguindo – exemplos na Internet. Exemplos em papel também podem, obviamente, ser muito úteis, já que nada melhor do que ter uma revista de mangá em mãos na hora de praticar! Sejam poses, objetos, ambientes ou efeitos visuais, você encontrará sua felicidade nos trabalhos disponíveis no mercado e no mundo virtual na hora de adaptar esses elementos.
No entanto, não copie completamente uma obra original. Se você quiser se tornar um bom cartunista que domine a técnica do mangá japonês, então você precisa encontrar seu próprio estilo. Não deu certo no começo? Não se desespere, pois é errando e praticando que se aprende!
Aula de desenho: como fazer uma caricatura
Quais são os segredos de uma boa caricatura? Como desenhar e exagerar um retrato? Confira as respostas para essas e várias outras dúvidas sobre a arte de fazer retratos cômicos.Definição e um pouco de história da caricatura
Desenvolvida a partir do século XVI, a caricatura tornou-se mais acessível pela imprensa. Tal tipo de desenho é usado constantemente por cartunistas para criticar situações políticas, de conflito e qualquer outro tipo de acontecimentos relacionados às notícias atuais.
Para ver mais claramente, aqui está uma definição de caricatura de acordo com o dicionário Michaelis:
“Desenho ou pintura de pessoa ou fato que, por apresentar traços distorcidos, acentua ou revela seus aspectos grotescos.
Reprodução grosseira e deformada de alguma coisa.
Pessoa de aparência ou modos ridículos.
Representação em que se acentuam e satirizam os aspectos cômicos e grotescos de pessoas e fatos.”
Curso de desenho artistico: conceitos básicos do desenho de retrato para caricatura
Para iniciar o desenho de uma face, um bom ilustrador começa desenhando um círculo. Tal círculo é, em seguida, dividido por uma linha horizontal e uma linha vertical. Esta é a base do desenho de retrato.
Essas primeiras linhas permitem escolher o eixo da face e depois estender a esfera para posicionar a mandíbula. A linha horizontal representa a parte superior dos olhos, enquanto a linha vertical serve como referência para o nariz e o eixo da boca.
Características mais importantes desse tipo de desenho cômico
A chave do processo de caricatura é a observação. Para um primeiro trabalho, não é preciso se apressar, pois não se trata de uma questão de tempo. Antes de mais nada, é muito importante tomar o tempo necessário para observar bem os traços faciais da pessoa a ser representada.
O mais eficaz é usar as características físicas da pessoa que pulem aos olhos assim que você a olhar. Por exemplo, você pode desenhar olhos azuis penetrantes se a pessoa caricaturada tiver olhos azuis. Se a pessoa tiver cabelos longos, você pode representá-los ainda mais compridos do que eles realmente são. Também pode ser através de um nariz protuberante, uma testa grande, lábios carnudos e assim por diante. Tudo vai depender do seu modelo.