segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Como aprender a Desenhar


Eu escuto muito a frase”eu queria saber desenhar igual a você”, a verdade é que eu não sei desenhar, não fiz curso, não tive aula de artes “decente” na escola (aula de artes que tem como matéria desenho livre, não é aula de artes), pois bem eu sempre tive dificuldade em desenhar rostos, mãos, pessoas no geral, casa ou qualquer coisa que fosse muito “arquitetônica”, mesmo assim eu amo dedicar um tempo somente para desenhar. Desde de criança eu desenho uma “flor”, que posteriormente descobri que era mais uma mandala do que uma flor, e tem anos que desenho mandalas como “terapia” pra relaxar, por diversão, ou quando dá vontade. 
Nunca desenhei pensando no desenho final, sempre fui desenhando, e o que saiu é o que saiu. Confesso que desenhar é questão de dedicação, capricho e paciência, os desenhos acima eu não desenhei querendo caprichar, pra você entender como capricho muda muita coisa, olha os desenhos abaixo, que esses sim eu realmente tentei caprichar.
Porém, adianto que capricho não significa desenhar em linha reta, essa é a beleza de desenhar, você pode fazer do jeito que quiser, fazer umas “ondinhas”, umas curvas, enfeitar com pontinhos, qualquer coisa. Uma dica que eu aprendi na raça e que pra mim funciona, foi que o traço do desenho é tão importante quanto o capricho, principalmente se você desenha sem régua igual eu, e seus traços saem tortos, delinear as linhas, reforçar os traços faz muita diferença, muitos dos meus desenhos favoritos foram feitos nesse princípio, de melhorar e reforçar os traços, já que eu sempre desenho mandalas de caneta.
Como eu nunca fiz curso, desenhar sempre foi algo de momento, que aparece nos dias que bateu a inspiração. Eis que um dia eu quis desenhar algo mais desafiante, com mais cor… Foi assim que tentei desenhar um rosto meio animalesco.
Gastei muito mais tempo pintando, misturando as cores com sombreados, do que desenhando o contorno do rosto, assim eu percebi o quanto linha reta me atrapalhava para colorir, que só um pouquinho de criatividade já era o suficiente.

Não satisfeita, tentei mais uma vez desenhar um rosto, dessa vez de perfil. Com isso em mente comecei a pesquisar passo a passo no Pinterest, e achei muito mais do que esperava, ao ponto que hoje eu tenho uma pasta somente para desenho cheio de “Pins” no Pinterest. O resultado não foi o que eu esperava, mas também passou do limite que achava conseguir desenhar.
De início iria desenhar um personagem que tinha criado mentalmente, no meio do processo fui mudando algumas coisas, queria deixar o personagem careca, pois cabelo é muito mais difícil de desenhar… Mas acabou que decidi fazer minha “versão” do Curinga, já que o sorriso que eu tinha feito combinava bem com o vilão. Foram 6 meses para concluir o desenho, contando o tempo de pesquisa somente para esse desenho, contando quantas vezes modifiquei a orelha, os olhos, os sombreados, os cabelos, e quanto gastei acertar as dimensões do rosto e pra pintar tudo. Valeu a pena, foi frustante, divertido e o final compensou.

Quem me pergunta como faz para desenhar bem, vou sempre responder que “é questão de prática, dedicação e paixão”, o resultado final é bom, mas nada vai superar a dedicação pra desenhar, que aliás de acertos e erros é feita toda essa “jornada de linhas”, o que faz ser tão apaixonante desenhar!

Como aprender a Desenhar

Eu escuto muito a frase”eu queria saber desenhar igual a você”, a verdade é que eu não sei desenhar, não fiz curso, não tive aula de ar...